quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Novos golpes no WhatsApp já prejudicaram milhões de brasileiros este mês.

Mal o ano começou,
novos golpes
já estão ocorrendo.



O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para contatos entre pessoas atualmente. Isto explica por que os golpistas o utilizam tanto também. Cada nova atualização é sempre bem recebida pelos usuários, mas é aí que mora o perigo. Se você é usuário do WhatsApp, tenha muito cuidado com as atualizações.
O novo golpe começa a partir de uma informação que o usuário recebe ao abrir o aplicativo, ou através de redes sociais como o Twitter e o Facebook: é possível liberar uma determinada função de videochamadas pelo WhatsApp. A informação oferece um link e diz que, clicando nele, o usuário libera a tal função. Na verdade, o link direciona para uma janela que diz que a opção de chamadas só será ativada depois que as atualizações do celular tiverem uma nova configuração. Se o usuário decidir seguir com o procedimento, o próximo passo é digitar o número do celular para ativar a atualização do WhatsApp. Na verdade, essas orientações fazem com que o usuário autorize um serviço de mensagens que permite ao golpista roubar seus créditos e instalar vírus no aparelho.
O golpe foi descoberto pela Eset, empresa especializada em segurança na Internet. Para evitar cair em golpes desse tipo, basta o leitor procurar nas páginas de notícias (no Google Pesquisa você encontra muitas) informações sobre novidades no WhatsApp antes de clicar no link. O melhor mesmo é nunca clicar em links que não conhece ou dos quais nunca ouviu falar.
Outro golpe que também já vitimou muita gente no Brasil este ano é informado pela empresa Psafe. Consiste em oferecer ao usuário de ativar também uma nova função no WhatApp: visualizar pessoas que adicionaram seu celular recentemente. O golpe se dá de forma parecida com a do anterior: é oferecido um link pelo qual um vírus é introduzido para "infectar" os aparelhos de dez amigos em grupos diferentes. Depois o usuário é orientado para instalar outros aplicativos que na verdade são portas para vírus que afetarão são próprio celular e para disseminar o golpe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.