segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Saiba o que um diabético pode e não pode comer e beber.


Evitar açúcar e gorduras
é importante,
mas não é suficiente. 




O portador de Diabetes melittus, problema mais conhecido como "diabetes", pode ter uma vida normal se se submeter a tratamentos médicos adequados com certa frequência e se manter uma alimentação equilibrada. Para isto, segundo os médicos, basta manter um cardápio equilibrado diário que não seja difícil de ser mantido. Para você se orientar melhor, veja as tabelas que poderão lhe ajudar. Para lê-las melhor, clique sobre elas. 
Mas veja bem: o cardápio não se restringe ao almoço. Ele tem que ser levado a sério diariamente em todas as refeições, literalmente (café da manhã, lanches, jantares, etc.). Não basta evitar açúcar e gorduras e usar adoçantes artificiais: é preciso bem mais do que isto, mas também não é um sacrifício - lembre-se: você estará zelando pela qualidade da sua vida. 
O diabetes é uma doença que se caracteriza pela produção excessiva de insulina e glicose no organismo humano. A insulina e a glicose são necessárias ao organismo, mas quando elas ocorrem em excesso, causam complicações que são sentidas através de muito sono, cansaço, desânimo e dificuldades físicas para a execução de tarefas. Quando isto não é tratado adequadamente, o quadro piora e pode causar ataques cardíacos, derrame cerebral, problemas graves nos rins, lesões de difícil cicatrização e necessidade de amputações principalmente nos pés.
O diabetes é dividido em categorias (tipos 1 e 2 e gestacional, além de outros tipos específicos). Nestes casos, o mais importante é saber que os principais sintomas são perda de peso muito rápida; aumentos do volume de urina, de apetite, de sede e visão turva. Se você sente pelo menos dois desses sintomas, é importante que faça imediatamente uma consulta médica. O médico especialista nessa área é endocrinologista.
O diabético que seja portador de qualquer tipo dessa doença deve evitar bebidas alcoólicas, injestão de qualquer coisa que contenha açúcar, tortas (inclusive  salgadas), mel (de cana e de abelha), refrigerantes, sorvetes, peles de aves, carnes gordurosas, gordura animal e vegetal, condimentos (pimenta, molho de pimenta, molho inglês, shoyo, catchup, etc.). Deve evitar frutas como o abacate, o caqui, a uva, a manga e a jaca. Evite também o figo, peixes como o atum e a sardinha (principalmente os enlatados), caldo de carne concentrado e literalmente todos os produtos alimentícios industrializados.
Também não deve comer arroz com beterraba, mandioca, mandioquinha, cará ou abóbora. A razão é simples: cada um desses alimentos contém muito carboidrato. Como o arroz também o contém, o ato de juntar o arroz a qualquer um destes alimentos gera carboidratos em excesso, o que é péssimo para o diabético. Para saber qual é a alimentação mais indicada, veja o quadro na ilustração acima. Lembre-se também de que publicações como esta têm apenas o objetivo de orientar as pessoas tanto quanto possível. O mais importante, e que tem que ser feito mesmo, é ir ao médico tão imediatamente quanto possível, e com o máximo de frequência.

Obs.: Entre as gestantes, ocorre a diabetes gestacional (DMG). Saiba detalhes sobre isto lendo o artigo em "Para Elas, Com Carinho" - 
http://paecc.blogspot.com.br/2013/08/riscos-causados-pelo-diabetes.html

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.