terça-feira, 6 de setembro de 2011

Influências da astronomia em nossas vidas

Acima,
fotografia obtida pelo
Telescópio Espacial Hubble,
mostrando incontáveis galáxias
situadas a bilhões de anos luz da Terra.
Abaixo,
em imagem com maior proximidade,
as galáxias contidas
no detalhe (quadrado)
da foto acima.
Em sua casa,
na escola que você frequenta,
no seu local de trabalho, etc., 
existem provavelmente
muitas coisas provenientes da astronomia.

Os primeiros estudos astronômicos eram limitados à astrometria, também conhecida como "astronomia de posição". Devido à limitada capacidade dos primeiros métodos e aparelhos de observação, não se podia ir além das medidas de posição dos astros visíveis a olho nu. Apenas com a evolução da tecnologia foi possível estabelecer teorias mais razoáveis e análises cientificas que resultaram na confirmação de muitas teorias e na eliminação de outras. 
A fotometria e a espectrografia permitiram a abertura de caminhos para a astrofísica, que representa principalmente o desenvolvimento dos conhecimentos relacionados a corpos celestes, mas também o de conhecimentos relacionados a muitas outras áreas de atividades científicas e profissionais. Para se ter uma ideia dessa importância para todos nós, basta dizer que foi graças à evolução desses estudos que se desenvolveram aparelhos e sistemas como o espectroscópio, a célula fotoelétrica, equipamentos para fotografia, componentes para computadores, etc. O avanço da tecnologia para a produção de telescópios mais potentes contribuiu muito para o desenvolvimento de lentes mais potentes e de melhor qualidade, inclusive trazendo benefícios para quem precisa usar óculos. 
A astronomia contribui muito para a as atividades dos fotógrafos. A necessidade que os astrônomos tem, de desenvolvimento cada vez maior de condições para analisar a luz proveniente dos astros, causa o desenvolvimento contínuo dos fotômetros. A fotometria é um sistema pelo qual se mede o brilho da luz perceptível pelo olho humano. Portanto, através desse processo, a astronomia tem fundamental importância para a qualidade das imagens que você obtém de uma festa de aniversário, dos locais que você visita em suas viagens, de eventos em geral, porque é o fotômetro que faz com que a luz seja refletida dentro da câmera em condições ideais. O fotômetro mede a intensidade da luz para adequá-la a necessidades específicas. É desta forma que fotógrafos e cinegrafistas conseguem imagens com boa qualidade.


Fontes: 

  • Almanaque Abril 2001 - Mundo (Editora Abril - São Paulo, SP)
  • The World Almanac (The World Almanac Publishers - New York, NY, USA)
  • Almanaque Mundia (Editora Lisa - Rio de Janeiro, RJ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.