quinta-feira, 12 de março de 2015

"Ubuntu", Kubuntu", "Debian"... O que significam estas palavras?

Usuários querem 
trocar o Windows
pelo Linux,
mas tem dúvidas 
quanto ao que estas palavras representam. 


O principal motivo que tem levado muitos usuários da internet a trocar o Windows pelo Linux é a fama que o Linux tem, de que ainda não existem vírus capazes de serem executáveis através dele. Parece-me que isto é verdade. Eu usava o Windows, mas desde 2011, quando passei a usar o Linux, nunca mais meu computador teve problemas com vírus. Além disto, o Linux é gratuito e funciona tão bem quanto o Windows. Alguns programas do Windows não são executáveis no Linux, mas existem programas correspondentes que o são, e muitos são até mais fáceis de serem instalados, configurados e executados.
Entretanto, algumas pessoas confundem o Ubuntu com o Kubuntu, talvez por causa dos nomes parecidos, e não entendem muito bem o que é o Debian. Porém, antes de entrar nestes detalhes, explicarei um pouco mais sobre o próprio Linux. Não é um sistema, mas é o núcleo de sistemas operacionais desenvolvidos pelo holandês Linus Torvalds. O código fonte é disponível em sob a licença GPL ("General Public License" - "Licença Pública Geral" em inglês), em sua segunda versão, que facilita que qualquer pessoa o utilize e até possa distribuí-lo livremente, desde que obedeça a certas regras. 
O Linux contém pacotes estáveis e cada vez mais versáteis de softwares livres ideais para escritórios e/ou uso geral. Também contém programas para micro e pequenas empresas, que são tão bons ou melhores do que os dos seus concorrentes, e interfaces gráficas cada vez mais fáceis de serem utilizadas. Por tudo isto e algo mais, o Linux já é muito popular como sistema para uso pessoal e já está se destacando também como o núcleo preferido em sistemas de grandes portes. Entretanto, a maioria de seus usuários não conhece muito bem os mecanismos conhecidos por nomes como "Ubuntu", "Kubuntu" e "Debian". Em poucas palavras - porque para descrevê-los em todos os detalhes seria necessário um blog dedicado somente a eles - explicarei aqui do que se trata.  
O Ubuntu é um sistema operacional de código aberto patrocinado pela Canonical Ltd., empresa sediada na África do Sul que promove softwares livres. Suas novas versões são lançadas a cada seis meses, com disponibilização de suporte técnico durante os nove meses seguintes. As versões do tipo LTS ("Long Term Support"/"Suporte em Períodos Longos") tem cinco anos de suporte para desktops e para servidores. É um sistema que qualquer pessoa pode utilizar sem dificuldades, sem necessidade de níveis de conhecimento de informática. É constituído de softwares livres e totalmente isento de qualquer taxa. 
Um software livre é um software que permite adaptações ou modificações em seu código sem necessidade de permissão do proprietário para isto. Não deve ser confundido com o Open Source ("Fonte Aberta" em inglês), que é um tipo de código aberto apresentado como alternativa a modelos de negócios sobre softwares de uma forma mais comercial. Ou seja: os softwares livres são gratuitos, mas o Open Source é comercializado.
O Kubuntu é um projeto derivado do Ubuntu para distribuir o sistema operacional GNU/Linux, que tem este nome porque a maioria de seus códigos fontes dos sistemas operacionais são ferramentas do Gnu. O Gnu é um sistema operacional que ainda não publicou uma lista de todos os componentes necessários ao uso estável do sistema, mas essa combinação resulta num sistema operacional utilizável sem dificuldades por qualquer pessoa. Na verdade, o Kubuntu, o Xubuntu,  o Edubuntu e o próprio Ubuntu são o mesmo projeto. A diferença é que o Ubuntu traz o ambiente gráfico Unity, que tornou-se a interface padrão na versão Ubuntu 11.04. O Kubuntu traz o KDE e programas feitos para o KDE, que é uma comunidade internacional de softwares livres que produz aplicativos para funcionar em sistemas como o GNU/Linux. 
"Debian" é a marca de uma distribuição não comercial (portanto, gratuita) de softwares livres para usuários do sistema GNU/Linux e voluntários que o mantêm em todo o mundo. É fortemente baseada no Projeto GNU, ao ponto de ser conhecida também como "Debian GNU/Linux". O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, o APT ("Advanced Packaging Tool" - "Pacote de Ferramentas Avançadas" em inglês). O pacote permite atualizações fáceis a partir de versões de ferramentas antigas, a instalação de novos pacotes e a remoção de pacotes antigos. 
Como eu disse no início, a grande vantagem do uso do Linux é que, além de ser gratuito, realmente parece que não há vírus que o corrompa. Desde que passei a usá-lo, não tenho tido problemas causados por vírus há quatro anos. A outra grande vantagem é que, por ser gratuito, não há risco de adquirir cópias "piratas". Acreditem: vale a pena experimentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.